Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o burnout, um distúrbio emocional causado pela exaustão associada ao trabalho. A doença ganhou holofotes durante a pandemia de Covid-19, em que muitos trabalhadores passaram a exercer suas funções por horas seguidas em regime de home office. No entanto, por outro lado, existe o boreout, uma síndrome causada pelo tédio e desinteresse profissional. Abaixo, conheça as principais diferenças entre as duas doenças.
O que é burnout?
O burnout é a síndrome de esgotamento profissional, caracterizada por sentimentos de exaustão, desmotivação e falta de realização no trabalho. As principais causas da doença são o excesso de pressão e responsabilidade no trabalho, bem como a falta de apoio e reconhecimento. Outros fatores que podem contribuir para o burnout incluem horários de trabalho irregulares, problemas financeiros, conflitos interpessoais e mudanças na vida pessoal.
Os principais sintomas do burnout são:
- Exaustão física e mental;
- Despersonalização;
- Sentimento de ineficácia;
- Falta de motivação;
- Negatividade;
- Isolamento social;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Alterações no sono;
- Falta de interesse em atividades que antes eram prazerosas.
O que é boreout?
O boreout é um distúrbio psicológico que afeta principalmente os trabalhadores que sofrem de tédio e desmotivação no ambiente de trabalho. A síndrome é caracterizada por uma sensação de vazio, desinteresse e falta de motivação para realizar as tarefas diárias, e pode ser causada por vários fatores, incluindo falta de desafios, tarefas repetitivas, falta de feedback e reconhecimento, baixa remuneração, falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento, má gestão e ambiente de trabalho hostil.
Os principais sintomas do boreout são:
- Falta de motivação e interesse no trabalho;
- Sentimento de desinteresse e desmotivação;
- Falta de energia e cansaço;
- Dificuldade em se concentrar;
- Diminuição da produtividade;
- Sentimentos de inutilidade;
- Estresse crônico;
- Ansiedade e depressão;
- Irritabilidade e raiva.
Tratamento para burnout e boreout em São Paulo
A Clínica Dr. Nikolas Heine oferece serviços de saúde mental abrangentes, personalizados e multidisciplinares para ajudar as pessoas a alcançar autonomia e melhorar sua qualidade de vida. Nossa equipe de profissionais altamente qualificados trabalha em conjunto para proporcionar um cuidado integral ao paciente. Realize o tratamento do burnout ou boreout com o psiquiatra Dr. Nikolas F. K. Heine.
Agende seu horário: (11) 4200-8230 | (11) 91318-2959 (WhatsApp)