Home office e stress laboral: saiba amenizar a rotina

Home office ou escritório em casa, também chamado de trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho, é uma tendência mundial que a cada ano ganha mais adeptos. Basicamente, trata-se de permitir que o colaborador trabalhe de qualquer lugar. No entanto, na prática, o que sentimos é a invasão que o trabalho faz em nossa vida pessoal. 

No ambiente de trabalho, temos a priorização do trabalho e, consequentemente, nos organizamos com disponibilidade quase total a ele. Temos até um modus operandi psicológico (mindset) diferente no trabalho, se compararmos a como somos em casa. Nossa exigência com nós mesmos e terceiros é totalmente diferente.

Com o home office ocorre, muitas vezes, de trazermos essa priorização e mindset para dentro do ambiente domiciliar. Isso pode gerar uma disponibilidade ao trabalho além das horas comerciais. Uma preocupação permanente com tarefas e demandas do trabalho acima das domésticas e familiares, além de precarizar os cuidados com a família, nós mesmos e nosso lar.

Uma pesquisa do Centro de Inovação (FGVin) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) apontou que 56% dos brasileiros têm dificuldade de equilibrar atividades profissionais e pessoais no isolamento social e grande parte das consequências negativas tem relação com o home office. Pontos de ação comportamental com maior impacto na prevenção e também melhora do estresse decorrente do trabalho são:

Rotina

  1. Ciclos orgânicos
  2. Sono-vigília
  3. Início e fim do expediente

Alimentação e fome

  1. Preparar alimentação
  2. Ingerir alimentos
  3. Break
  4. Atividade física
  5. Organização da casa

Distanciar trabalho de vida pessoal

  1. Temporal
  2. Espacial
  3. Emocional
  4. Baixar barreiras por distração e generosidade
  5. Invasão

Organização de tarefas e to-do-list

  1. Organização do dia, da semana e do mês
  2. Riscar tarefas realizadas
  3. Recompensa por tarefa
  4. Comemoração

Se cuidar

  1. Gerenciamento de estresse
  2. Mapeamento de atividades estressantes
  3. Qualidade de Vida
  4. Tipos de Descanso 
  5. Atividades prazerosas
  6. Dizer não

Crie uma rotina

Normalmente organizamos nossa rotina ao redor de elementos externos a nós, como nosso trabalho. O horário de entrada no trabalho define que horas devemos levantar, horário de almoço do trabalho define qual horário almoçamos e o horário de término do trabalho que define qual horário iremos jantar ou dormir. Com o home office, pode ficar difícil organizar uma rotina e, quando isso acontece, a indicação é nos valermos dos ciclos mais básicos do corpo, como ciclos orgânicos.

O ciclo sono vigília nos permite organizar qual o horário de levantar e horário de dormir. Já o ciclo de alimentação nos permite o horário do café da manhã, almoço e da janta. E a partir deles, podemos ainda quebrar em horários de pausa para lanches. E, por fim, o horário de atividade física uma vez ao dia. A sugestão é colocar o despertador e/ou lembrete de calendário para cada uma das atividades.

Distanciar o trabalho

A segunda sugestão é distanciar o EU laboral do EU pessoal. Isso significa marcar as mudanças na dimensão temporal, espacial e emocional entre o trabalho e o não trabalho. Na dimensão temporal, é indicado marcar quando entramos no trabalho e quando saímos do trabalho. Nos preparar como se fossemos sair de casa para trabalhar. Banho, roupa, maquiagem, organização de alimentação entre outros elementos, para o dia de trabalho. A mesma coisa ao terminar o trabalho, como trocar ambiente, caminhar de afastamento, higiene pessoal, banho, trocar de roupa e etc.

Na dimensão espacial a ideia é organizar um espaço apenas para o trabalho, e que esse espaço não seja o de dormir ou nenhum de relaxar, como o quarto ou na sala de casa. Uma indicação é guardar um cômodo da casa para o trabalho. Melhor dois trabalhando no mesmo cômodo do que trabalhar separado, mas ambos dentro da casa. Caso isso não seja possível, a sugestão é fisicamente diferenciar o espaço. Não é raro eu ver pacientes que definem a área de trabalho com uma cartolina na mesa, ou mesa retrátil. Outros pacientes que fazem do armário, quando aberto, o ambiente de trabalho, com o computador, post-it e calendários, artigos relacionados ao trabalho e telefone. Mas que pode ser trancado após seu término.

E o terceiro item é a dimensão emocional. Se policiar para quê por generosidade ou distração não realize atividades que não são de trabalho no horário de trabalho, como ajudar um familiar, cuidar de um filho, ou até “rapidinho” colocar a roupa para lavar. Por outro lado, se faz necessário também educar e orientar familiares para que não invadam o horário de trabalho, interrompendo sua atividade e trazendo sua atenção a problemas que não sejam do trabalho. Fone de ouvido com cancelamento de barulho é uma opção frequente.

Organização do dia de trabalho

A sugestão é dar previsibilidade do cotidiano ao seu cérebro. Guarde 15 minutos no começo do dia ou ao final do dia para organizar as atividades que pretende fazer no dia. Uma vez por semana, também guardar 15 minutos para organizar a semana. E por que não a primeira segunda do mês, 15 minutos para organizar o mês? Isso traz familiaridade das atividades para nossas emoções e menor estresse, assim como permite a contínua melhora de organização de tempo e quantificação de performance. Com a adesão de uma lista de tarefas, é indicado realizar um ritual de conquista, como riscar a tarefa, tempo para curtir a conquista ou comemorar de modo privado e pessoal, o atingido.

Se cuidar

A última sugestão é tratar a si mesmo como se fosse outra pessoa e procurar cuidar de si como você cuidaria de um terceiro indivíduo do qual é responsável: irmão, parceiro, filho. O título não interessa, mas sim a responsabilidade referida. Cuidar da qualidade de vida (sono, atividade física, alimentação, sono, controle substâncias e frequência relacionamentos emocionalmente significativos), permitir atividades prazerosas, pois todos somos merecedores de um agrado, mas que sejam virtuosas, e aprender a se colocar em primeiro lugar cotidianamente (não pontualmente), quando em ambiente de trabalho, para aprender a dizer não.

Por fim, realizar uma agenda de anotações, por uma ou duas semanas, por causa de eventos de estresse e atividades aversivas. Mapeando tais atividades, torna- se possível tomar ações maduras de esquiva ou evitação como delegar, dividir, limitar exposição a tarefa em frequência e tempo com horário de início e fim, entre outras saídas.

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